terça-feira, 1 de abril de 2008

Barcelona

Aproveito para fazer um mea culpa público por não ter partilhado, com antecedência, a todos os meus amigos, que ia para a terra de sonho, pelo menos, do meu sonho. Quase que podia usar a meu favor, que não tive tempo de o partilhar.. como já vem sendo hábito. (Mas é precisamente aí que as coisas a partir desta viagem mudaram para sempre). Chamo a isto, uma viagem marcada por impulso, sem grandes projectos e apenas com uma certeza: querer lá estar. Deixei para trás os planos que julgava como certos até então, para abraçar um sonho. Agora que as ideias assentaram, tenho a certeza de que, não disse as vezes suficientes a Barcelona, o quanto amei conhecê-la. Não sei se aquelas ruas estreitinhas do Bairro Gótico, decoradas por lojas como nunca vi, sabem o quanto amei percorrê-las, vezes sem conta, todos os finais de tarde. Todos os dias que lá vivi foram para mim um novo dia: cheio de descobertas, de novas sensações e de sentimentos que ainda desconhecia! Bastava uma manhã em Barcelona para querer viver e morrer Lá. Não sei se é do ritmo da própria cidade, da magia contagiante das Ramblas, sempre apinhada de gente, dia e noite, até que alguém a cale, se das luzes ofescantes vindas de todos os lados,... ou se da minha vontade de querer virar sempre o mundo ao contrário. Entre outras viagens que já foram realizadas, esta foi especial. Eu não fui a Barcelona para comparar a nada. Fui apenas ver se esta era tal e qual como eu imaginava. E não me desiludiu. Tem um ritmo contagiante, deve ser esse ritmo que nos faz acreditar que pelo menos enquanto ali estivermos, o sonho comanda a vida, e nada é impossível. Sei que não disse as vezes suficientes a Barcelona o quanto amei conhecê-la. Assim como, também sei, que o Mike, com uma simpatia sem limites , não sabe o quanto gostei de o conhecer. , o Roberto, o Tiago e todos os que me acompanharam naqueles dias. Até um dia.. e que esse dia seja muito em breve!

2 comentários:

SoFia disse...

"Agora que as ideias assentaram, tenho a certeza, enquanto lá estive, que não disse as vezes suficientes a Barcelona o quanto amei conhecê-la."

Bem me parecia que estavas a usar uma hipálage... não foi propriamente Barcelona que amaste conhecer, não é??!! :P

Quanto a (não) partilhares a tua ida a Barcelona com antecedência, estás perdoada! Mas só desta vez... para a próxima ficas de castigo e vou eu no teu lugar.

Agora um concelho de backpacker: para a próxima leva uma mochila, de preferência com bolsos interiores e, quando houver muita confusão, usa-a à frente :P

Anónimo disse...

Ola,

Ainda estou de boca aberta, de tao "intensa" descrição.

Confesso que amar assim uma "cidade" umas "ferias" consegue quase quase tirar a fome.

São esses sentimentos que tornam o mundo agradavelmente pequeno, e a nossa vida suficientemente grande.

Um Beijo e ate sempre

R